Veja aqui o passo a passo para calcular a renda familiar para o ProUni 2019.

Passo 1 – Some a renda bruta (sem os descontos) de todas as pessoas que trabalham no grupo familiar da sua casa;

Passo 2 – Divida este valor pelo número total de pessoas da família que vivem na casa;

Passo 3 – Se o resultado da divisão for de até um salário mínimo e meio por membro da família, o estudante poderá concorrer a uma bolsa integral (100% da mensalidade). Se o resultado for maior que um salário mínimo e meio e menor ou igual a três salários mínimos, o estudante poderá concorrer a uma bolsa parcial de 50%.

Dicas importantes no cálculo da renda familiar:

1 – O Prouni considera o grupo familiar o aluno-candidato e todas as pessoas que residem na mesma casa que ele, e que dependam da renda bruta mensal daqueles que trabalham e moram ali.

2 – Vale contar como membro do Grupo Familiar o próprio candidato, o pai ou padrasto, a mãe ou madrasta, os irmãos e irmãs, filhos ou filhas do padrasto e da madrasta que morem na mesma casa que o candidato, o(a) cônjuge do candidato, filhos ou filhas do candidato que sejam  menores de idade,  ou ainda menores sob a guarda do próprio aluno ou sob a guarda de seus parentes que morem na mesma casa.

3 – Na prática é simples. Some os rendimentos de todos aqueles que trabalham e divida o total apurado pelo número de pessoas que mora ali, desde que estejam dentro dos critérios de Grupo Familiar.

4 – Um erro muito comum que as pessoas fazem é dividir o valor da soma dos salários ou outros rendimentos apenas pelo número de pessoas que trabalham. Assim está errado. É para dividir pelo total das pessoas que vivem ali e que dependem das pessoas que trabalham.

5 – Viu como este cálculo é simples?

O candidato à bolsa do Prouni deve ser extremamente honesto quanto aos valores declarados e ao número de pessoas na família para não dar problema.

É melhor fazer certinho do que correr o risco de ter que devolver os valores indevidos e ainda acumular dívidas depois. Depois de se inscrever e realizar todos os processos de forma correta, você deve conferir o resultado Prouni 2019.